quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Recebendo uma Cruz

Era madrugada... o sol ainda nem dera seus primeiros sinais no ocidente... ao longe, jovens andavam pelas ruas vazias de uma cidadezinha do interior paulista... alguns nas ruas, outros já agrupados... andando para onde? Agrupados para quê? Para uma grande missão: acolher a Cruz da Jornada Mundial da Juventude de 2013.
Impulsionados pelo Espírito Santo, com muita alegria e fé, peregrinamos para a cidade de São Paulo, local onde a Cruz iria entrar pela primeira vez em nosso país. Éramos um grupo de 27 jovens da paróquia São José, da cidade de Torrinha. Conosco também estavam alguns jovens da paróquia Santo Antônio, da cidade de Barra Bonita e também da paróquia Nossa Senhora das Dores, da cidade de Brotas.
Chegando à grande capital, notamos que não estávamos sós, para nossa surpresa havia ali mais de 100 mil jovens. E que alegria foi poder encontrar irmãos de nossa diocese, como por exemplo, os jovens de São Carlos, Matão, e de tantas outras comunidades; tivemos ainda a grande alegria de nos confraternizarmos com os jovens da diocese irmã, diocese de São Luís dos Montes Belos.
O evento aconteceu no dia 14 de setembro, lá no campo de Marte, em são Paulo, mas aquilo que vivenciamos está, ainda, gritando em nosso interior, nos impulsionando para uma missão concreta, na qual não apenas recebemos uma cruz, simbólica, mas abrimos nossos olhos para acolher as cruzes que são causadas, vítimas, desse sistema excludente no qual estamos inseridos.
Vivemos, lá, um dia repleto de shows, mas o que mais marcou mesmo foi a celebração eucarística, ponto alto de todo o nosso dia. Lembro-me ainda com clareza de quando a Cruz e o ícone de nossa Senhora começaram a atravessar o campo de marte, rumo ao presbitério, todos se emocionaram, enfim, deram-se conta de que estávamos ali num momento histórico no qual, se no passado a Cruz entrou nessa terra por uma imposição, naquele dia ela chegou ao Brasil por desejo de muitos cristãos (ãs) que aqui residem.
E agora, o Brasil não mais terra de Santa Cruz, mas sim, a terra da Santa Cruz. Até o dia da JMJ 2013, essa cruz e o ícone de nossa senhora estarão em muitos lugares, muitas dioceses, fique por dentro! Movimente seu grupo de jovens, não prive os jovens de experimentarem esse encontro com o crucificado, até porque será um encontro de amor.
Unidos na cruz, anunciemos o Ressuscitado! Unamo-nos na Cruz para termos uma juventude evangelizada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário