segunda-feira, 6 de junho de 2011

A revolta de um brasileiro

Quatro de junho de dois mil e onze! O Rio de Janeiro amanheceu como passarela de desfile para os órgãos responsáveis pela ordem pública do Estado. Eu estava me preparando para viajar... acordei, banho tomado, mala pronta, pensei: vou ouvir um pouco de notícia antes de sair. Liguei o rádio, jornal da CBN fazia a cobertura da manifestação dos bombeiros no Rio de Janeiro. De imediato liguei o computador, acessei o site de notícias da Globo (G1), e estava lá! Homens de honra lutando pela sua dignidade.
Porém, meu rosto corou de vergonha quando vi autoridades públicas dando ordem a outros homens fardados para entrarem no quartel que até então estava sendo ocupado pelos quase 2 mil manifestantes, incluindo bombeiros, mulheres e crianças. Que país é esse? Que governo é esse? Quer mostrar serviço, quer fazer bonito pra estrangeiro ver?
Segundo as notícias, os bombeiros que ganham um salário de R$950,00 estavam reivindicando reajuste salarial e vale transporte. Já há dois meses tentavam negociar com o governo esse aumento, que até então não chegou. Eu queria ver esses ladrões de gravata sem os auxílios que ganham.
Meu texto é de revolta! Cansei de ver homens de farda e uniforme se escondendo em roupas tão dignas. E isso se aplica aos muitos que nesse país usam um paletó e gravata e se sentem os donos da verdade.
O país está cansado desses opressores, mentirosos. Está, há mais de uma semana, pipocando protestos no país, seja no Pará, por conta da construção da Usina Belo Monte, seja em São Paulo com a greve dos transportes públicos, e agora, no Rio de Janeiro com os bombeiros.
Vamos parar de fazer vista grossa! O povo quer viver em paz e com dignidade. Não quer deixar os ricos mais ricos. O povo quer justiça! Só isso, alguns políticos fazem vista grossa, continuam aprovando leis e mais leis para que o bolso deles encham cada vez mais, vinte vezes mais, e para que alguns nesse país tenham vinte vezes menos.
É hora de mudar isso! Cadê os jovens? Cadê a voz do povo? Cadê a justiça e o caráter desse país? Que gritem os povos clamando sua liberdade e esse grito possa ser uma “bomba de efeito moral”, para essa gente que não tem moral alguma e quer vir falar de ordem pública e justiça. Desordem pública é o dinheiro desviado pelo colarinho branco, desordem e desrespeito com o patrimônio público é ter cada vez mais empresas querendo privar pessoas de estarem no seu lar. Vergonha e revolta de um brasileiro que somente gostaria de ver o seu país mais justo, mais solidário, mais fraterno, mais verdadeiro. Como se omitir diante de tudo o que está acontecendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário