quinta-feira, 30 de junho de 2011

O carro e a estrada

Partia eu para mais uma missão, cidade de destino: São Carlos, SP. Assim como as outras viagens que já narrei por aqui, essa também me reservava uma surpresa. E que surpresa! Como eu estava há alguns quilômetros de distância do lugar onde iria me encontrar com os jovens sãocarlenses, um amigo ofereceu-me uma carona, de prontidão, aceitei. Combinamos tudo uma noite antes, via telefone.
O dia amanheceu... levantei cedo, revi alguns pontos de minha pregação para aquele dia...tomei um banho...café da manhã... fui escovar meus dentes e quando estou quase acabando ouço um carro. Terminei de arrumar minha mochila, coloquei-a nas costas e ao sair no portão, a surpresa: pense num carro que já não se produz mais...pensou? esse era o carro que eu ia viajar. Muito antigo, porém bem conservado.
Esbocei um sorriso, mas não disse nada, afinal eu sabia que iria aprender algo com aquela viagem. Entrei no carro, sentei-me, ao puxar o cinto de segurança dei-me conta de que não havia... enquanto rodávamos pelas ruas da cidade na qual eu me encontrava, me sentia como num dos filmes dos anos 70 com aquele carro, repito, antigo, porém, conservado.
Entrando na rodovia, fui olhar pelo retrovisor, para ver se vinha algum carro atrás, notei que o carro possuia apenas um retrovisor. De imediato pensei: não chegarei hoje! Mas, o ‘carrinho’ andou muito bem, e ainda ultrapassou dois carros na estrada.
Cheguei dez minutos adiantado no meu destino, foi uma aventura e tanto, mas também foi uma escola. Fiquei a pensar em tudo o que aconteceu e como aconteceu, e não é que aprendi uma lição com tudo isso. Comecei a pensar que às vezes as pessoas são para nós ou nós para as pessoas, somos como esse carro, nós as subestimamos ou vice-versa, achamos que elas não são capazes, mas basta acreditarmos e elas poderão realizar grandes coisas.
Eu não conhecia o carro, mas o dono sim, o motorista sabia o quanto o carro era bom, a ponto de oferecê-lo para essa viagem. O mesmo acontece conosco, Deus sabe o quanto somos importantes e capazes, por isso nos chama a andarmos na estrada da vida, cientes de que Ele acredita em nós, mesmo que as pessoas que nos acompanham pensem que não temos valor ou capacidade alguma.
A você, irmão, que prontamente ofereceu-me essa carona e acreditou nas capacidades e se doou, muito obrigado por ter me ensinado belas coisas sobre o valor das coisas, das pessoas e de mim mesmo.

Um comentário:

  1. Foi como aquela mulher adúltera foi apresentada para Jesus: condenada, desprovida de qualquer dignidade. E Jesus devolveu-lhe a esperança, a vida! Já ouviu Contrários, do P. Fabio de Melo? A reflexão que ele faz no início da versão ao vivo vai de encontro à reflexão que faz deste carro...
    Abraço e até breve meu irmão!!

    ResponderExcluir