quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

'Se chorei de saudade foi porque amei...’

Há alguns dias fui rever amigos no vale do Paraíba, viagem longa, mas muito importante, afinal, rever amigos é fortalecer nossa história. Após me despedir de cada um deles, segui para o terminal rodoviário, entrei no ônibus e um sentimento de saudade se apossou de mim.  
O lugar onde eu iria viajar era a última poltrona, entrei no ônibus, me dirigi para meu assento, uma senhora, que estava no banco ao lado, olhou-me, então disse à ela:             “- boa noite!” – sem resposta me acomodei no banco e fiquei a pensar em cada amigo (a) que naquela cidade ficava. Não pude me conter e algumas lágrimas rolaram no meu rosto.
Há momentos na vida que não nos resta escolha senão deixar que uma lágrima possa dizer tudo aquilo que nossas palavras não conseguem expressar, e sabem por que palavras não expressam tudo? Pelo simples fato de vivenciarmos intensamente os momentos mais felizes ou tristes de nossa existência.
A senhora olhou para mim e perguntou: - por que chora? – respondi: - saudade! Disse-me ela: saudade é o sentimento mais nobre de quem ama. Num pranto copioso pedi à ela um abraço e naquela senhora pude abraçar todos aqueles amigos (as) que queria que estivessem bem próximos de mim naquele momento.
O parágrafo acima lhe pareceu comovente? Pois é, a mim também, infelizmente não foi isso o que aconteceu. A me ver chorar a senhora virou do outro lado, cobriu-se com uma blusa e vendo o céu estrelado adormeceu. No entanto, imaginei que essa cena pudesse acontecer, porém, cada vez mais as pessoas estão presas ao seu próprio mundo e se esquecem do outro, seu irmão.
Seguindo viagem, abraçando meu travesseiro, comecei a tomar lição de tudo o que estava se passando e aprendi que só quem já viajou quilômetros de distância, apenas quem já caminhou horas e horas para rever alguém, pode dizer o preço, o valor, de uma amizade. E quem nunca fez uma loucura dessa não sabe o que é sentir a alegria do reencontro.
Com isso percebo que não há no homem sentimento mais sublime do que o amor e a amizade; para os amantes, bem como para os amigos, ainda que estejam quilômetros de distância um do outro, basta saber e demonstrar que ama alguém e que é e se sente amado por alguém... e isso? Isso é tudo! Sentiremos saudades, sentiremos falta... isso será inevitável, mas saberemos que cada amigo e amiga estarão bem perto de nós, dentro do nosso coração, na nossa história.
Obs.: Nunca deixe de ser amigo de alguém, bem como não deixe de demonstrar o quanto o (a) ama... por maior que seja a distância, de alguma maneira esteja sempre perto, afinal, amigos precisam de amigos.

2 comentários:

  1. Acredito que isso é o que chamam de inteligência emocional =) Tá em falta... ou a gente prefere ignorar, comprando a ideia de que ter emoções é ser fraco. Mas não é o amor e a amizade que dão sentido à vida?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. lindo esse texto ... vale apena passar horas e horas, dentro de um onibus ou um carro, para poder abarçar a pessoa que amamos

    ResponderExcluir