sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido”.

Para refletirmos no dia de hoje:

Isaías 58, 6-9a
Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.  Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. 


"à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá"
"pedirás socorro, e ele dirá: ’Eis-me aqui’”.


      Hoje, sexta-feira, dia de olharmos para dentro de nosso coração e dele mostrarmos ao Senhor nossas misérias, pedir a Deus que nos perdoe pelas nossas faltas, e nos abrace com sua misericórdia e amor. Maior que o nosso pecado é o amor e o perdão de Deus! Por isso, vale fazer um pouco de penitência, jejum... palavras (jejum e penitência) que nos parecem tão difícil e por vezes achamos que para realizá-las é preciso ser um "super-homem", quando na verdade não é bem assim. E a liturgia de hoje, as leituras que a Igreja nos propõe para meditarmos na Santa Missa nos revela que o maior jejum e penitência é renunciarmos nosso egoísmo e ajudarmos aqueles que estão a nossa volta. 


      Quanto mais temos uma vida de serviço ao próximo mais Deus nos ajuda, de maneira mais clara nos sentiremos abraçados por ele através de nossos irmãos. Assim foi com Jesus, doou sua vida até a morte, e morte de cruz... e...quando estava lá, pregado disse: "Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo!"(Lc 23, 33) Mesmo ali, na dor, no sofrimento, ele não deixou de pensar em seus irmãos e fez uma prece por eles: "Perdoa-lhes, eles não sabem o que estão fazendo". O que me admira em Jesus é sua confiança no Pai, e isso é um convite a nós, hoje! Confiemos no Senhor e deixemo-lo curar nossas feridas, lembre-se da Palavra: ”pedirás socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui’“! 



      Jesus também teve momentos, assim como nós, que pensou ter um Pai (Deus) distante, afinal, no momento em que estava para ser crucificado disse: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" (Mc 15, 34). Talvez esse grito seja também o nosso hoje, "Meu Deus, por que me abandonaste?", mas, ao gritarmos isso em nosso íntimo o Senhor nos conforta, dizendo: vá ao encontro daqueles que mais precisam de você, vá curar as pessoas que precisam de ajuda (e não são somente aquelas que moram nas praças e ruas de nossa cidade, nem tampouco apenas aquelas que estão nos vícios, muitas vezes as pessoas que mais precisam de nossa atenção e carinho são aquelas que estão em nossa própria casa. Exercite sua caridade com elas, faça da caridade uma forma de jejum) e assim, ajudando seu próximo será também ajudado. Jesus ao se sentir abandonado talvez tenha se lembrado de quantos ele pôde ajudar e sabia que levava consigo o pecado do mundo inteiro, livrando a humanidade de toda culpa e então disse mais adiante: "Pai, em tuas mãos entrego meu espírito" (Lc 23, 46). Deus cuida de nós enquanto cuidamos daquilo que é dele! Coragem, entregue nas mãos do Pai o seu espírito, sua vida e "a glória do Senhor te seguirá"!


     "Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido" é o que clama o salmista no salmo de hoje. Tenhamos também essa coragem de pedir ao Senhor, que tudo conhece, tudo sabe. Peçamos a Ele: olhe para mim... para o meu coração, vazio, entristecido, com revoltas que por vezes nem eu consigo compreender...e cura-me! Liberta-me! Não desprezes, Senhor, meu coração, pois ao seu lado quero permanecer, ajuda-me!


#ficadica


     "Se o homem quer amar-se a si mesmo com amor autêntico (verdadeiro), não se deixa corromper por nenhum prazer da carne. Para não sucumbir (cair, não se entregar) a essa concupiscência (a esse desejo) da carne, dirija todo seu afeto à admirável humanidade do Senhor. Para encontrar mais perfeito e suave repouso nas delícias da caridade fraterna, abrace também com verdadeiro amor os seus inimigos" (do texto "O amor fraterno a exemplo de Cristo" do século XII, escrito pelo Bem-aventurado Elredo).
Meditar a passagem bíblica do início durante o dia: Isaías 58, 6-9a e a noite, de preferência antes de deitar, meditar a passagem bíblica de Mateus 6, 25-34. Procure ver o quanto Deus cuida de você e o quanto ele está contigo.


Bem, assim proponho mais um dia de oração e reflexão pra você! Espero que o ajude a crescer na fé...lembre-se: hoje, sexta feira, dia de jejum e oração!Coragem! Que Deus o abençoe e Maria interceda por seus sonhos e projetos no dia de hoje!

Um comentário: