sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A cruz de cada dia

Para pensarmos um pouco...


Lucas 9, 22-25
“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?” 

      Reflita essas frases e outras que lhe tenha chamado a atenção:
"Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me"
"de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”


      O que todos buscamos é uma vida livre de preocupações, sem problemas e cheia de alegrias e felicidades, estamos entrando no tempo de quaresma, um tempo propício para o recolhimento, para nos encontrarmos mais conosco mesmos, e esse Evangelho de hoje nos convida para isso. Por vezes pensamos que a felicidade, a paz interior que tanto buscamos está fora de nós, quando na verdade ela está bem pertinho, em nosso coração, em nossa mente, ou seja, dentro de nós.


      Ao buscarmos a felicidade e a paz nas coisas exteriores nós acabamos por realizar nosso desejo, por isso o grande convite para hoje é cada vez mais conseguirmos ouvir a verdadeira voz de Deus e por ela nos orientarmos. "renuncie a si mesmo.", "siga-me", são palavras de ordem e o que precisamos renunciar em nós (desejos, vontades) para fazermos a vontade de Deus?


      É bem verdade e sabido que Deus tem um projeto, um plano de vida para nós, que plano é esse? Que vivamos felizes, felizes verdadeiramente e não de maneira momentânea, lembrando que felicidade e paz não são ausência de problemas, mas sim, saber administrá-los (administrar os problemas) em Deus. Por isso, precisamos constantemente clamar pelo Espírito Santo para que Ele possa agir em nós, ajudar-nos a discernir o que realmente produzirá vida em nossa vida. 


      De que vale termos tudo que o mundo pode nos dar (divertimento, alegria momentânea (bebida, droga, etc), satisfação dos prazeres e muitas outras coisas) se a cada dia vamos nos destruindo ainda mais com nosso desejo de sermos independentes de Deus e de suas leis? Não tenha medo de gastar sua vida para as coisas de Deus porque quando ela for totalmente gasta, Deus se lembrará de enchê-la... e preencherá seu coração, e curará suas feridas. Entregue-se ao Senhor e tem coragem!


#ficadica


    "Seria oportuno reduzir durante a Quaresma o barulho externo. Experimente desligar de vez em quando a televisão, o mp3, até mesmo o computador. Você poderá até escutar melhor a voz das pessoas de sua família e de seus amigos. Saiba que há muita gente suplicando para encontrar ouvido e coração aberto para um desabafo! E podemos aprender muito com isso. Silêncio para acolher os outros e aprender a escutar." (de Dom Alberto Taveira. do livro Retiro Popular 2012, as palavras em itálico são alterações minhas).
A noite, quando já estiver deitado, com a cabeça no travesseiro reflita: o que preciso renunciar? O que aprendi no dia de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário