quinta-feira, 28 de julho de 2011

A saudade e a amizade

Sentado no banco da estação Barra Funda, na capital paulista, notei que se aproximava da plataforma de embarque uma família. Enquanto os adultos se despediam dos parentes que deixariam na grande cidade, uma menininha chorava muito, abraçando sua tia dizia que iria sentir saudades.
Lembro-me que quando criança, eu também chorava muito ao me despedir das pessoas, na verdade parece que o momento da despedida é único, como se não houvesse mais oportunidade de estarmos com aquela ou aquelas pessoas que amamos. Nessa hora o MSN, Facebook, e outras redes sociais se reduzem a nada, porque ainda que nos falemos por esse meio, será meio difícil notar o sorriso, sentir o abraço...
A palavra despedida vem acompanhada de saudade. E saudade, como costumo dizer, é o sentimento mais nobre de quem ama. Quem consegue sentir saudade é porque amou e viveu intensamente algum momento de sua vida com pessoa ou pessoas que marcarão para sempre sua história.
É a dinâmica da vida! Algumas pessoas possuem a graça de entrar em nossa vida e marcar a nossa história. E quando as conhecemos é muito difícil querermos nos separar, afinal elas parecem constituir uma parte de nós. Porém, o até logo é necessário para que o sentimento que nasceu do encontro perdure e amadureça em nossa vida.
Quando há amor, amizade verdadeira, não importa a distância, o que importa é o sentimento de saber que em algum lugar, alguém espera por você e torce para que dê tudo certo em sua vida. Por mais longe que você possa estar das pessoas que ama, elas se tornam muito perto quando as trazemos na memória e, mesmo que por um instante nostálgico, conseguimos senti-las bem juntinha de nós.
Isso é saudade! Não quero com esse texto alimentar um saudosismo, mas levar você, leitor (a) a valorizar as pessoas que aparecem em sua vida, e que não entram nela por acaso. Muitas vezes vivemos tão fechados em nosso mundinho que não conseguimos permitir que novas pessoas ou novas amizades façam parte de nossa vida. E por isso perdemos a grande chance de nos sentirmos amados.
Deus coloca pessoas em nossa vida para que aprendamos a colocá-las em nosso coração, para que quando elas partirem ou se distanciarem de nós,  permaneçam dentro de nós.
Assim são vocês, missionários e missionárias da Semana Missionária Salesiana 2011, volto pra casa mais feliz por ter conhecido cada um de vocês. Agradeço pelas lições que me ensinaram. O ser jovem de vocês me faz acreditar numa juventude que sabe para onde vai. Bem como me dá ânimo para continuar investindo e apostando todas as fichas na juventude! Deus os abençoe! Espero encontrá-los em breve!
“TE GOSTO!”

3 comentários:

  1. Robson!!!adorei seu texto, você conseguiu entrar e marcar minha vida, voce e o caia com as piadas sem graça,suas brincadeiras(essas sim engraçadas),seu jeito sorridente e sempre alegre.
    Obrigado por nos apoiar e nos ajudar nessa semana, espero te ver em breve.
    TE GOSTO!
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  2. "Deus coloca pessoas em nossa vida para que aprendamos a colocá-las em nosso coração, para que quando elas partirem ou se distanciarem de nós, permaneçam dentro de nós".

    Obrigada pelas sábias palavras que acalmam meu coração, pois é difícil estar distante de quem se ama, mas colocando-as em nosso coração elas permanecem em nós, assim conseguimos superar essa distância e seguimos mais confortados!

    ResponderExcluir
  3. Um dos poucos aprendizados que agreguei foi que os amigos nos fazem viver o kairós, em nossa vida. Esses anjos que Deus coloca ao nosso lado, no caminho, nos antecipam no tempo, o que acreditamos ser eterno: o amor de Deus!
    Obrigado de coração pela força! Seu coração salesiano deixa a missão mais gostosa de ser vivida!
    Que Deus abençoe sua vocação, meu irmão!

    ResponderExcluir