quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lições da vida

      Certa vez fui convidado para almoçar na casa de um casal, já idoso, porém de espírito muito jovial. Há quem diga que os idosos são os sábios de nosso tempo, digo ainda: com eles aprendemos por onde devemos pisar. Como já dizia a canção: “mas a gente aprende a vida é uma escola...” e que escola é a vida, nela um dia pretendo ser professor, mas por hora, sou aluno, ocupo as primeiras carteiras e espero ansioso por tudo aquilo que ela tem a me ensinar. Nesse almoço ela me ensinou duas lições.

      Esperava eu que fossem me buscar, afinal, não saberia chegar sozinho a casa. Eu olhava pelo vão da porta, após terem tocado a companhia e logo vi uma cabecinha branca e olhos fixos no portão. Ao ir ao seu encontro esboçou um sorriso, estendeu-me a mão e ali, diante de mim havia um senhorzinho, muito calmo e paciente, disse-me que em sua casa almoçaríamos... às pressas entrei no carro, fechei a porta, puxei o cinto e me veio a primeira lição: para que a pressa se chegaremos no mesmo lugar. Após toda minha pressa, notei que o vovô nem havia entrado no carro.
      Entrou, sentou-se... porta fechada, cinto passado, chave na ignição, olhar no retrovisor... seguimos nosso destino. Ao chegar à sua casa entramos e aquele cheirinho de casa de ‘vó’... acolhedora, tudo em seu lugar, muito me trouxe lembranças e bons sentimentos.  Sentamo-nos à mesa, comida caseira, daquelas que não vem em saquinhos.
      Após uma garfada e outra, conversávamos sobre a deliciosa comida quando a vozinha deixou escapar: “eu hoje pela manhã procurei na internet como fazer um bom pernil, vi várias receitas, mas de todas escolhi ficar com a minha mesmo...” Pensei: “que moderna! Estupendo!” E então, me veio a segunda lição: por mais evoluída que seja a tecnologia, ela não é capaz de substituir o que aprendemos na vida.
      E foi isso que aquele almoço me fez refletir... estar diante de um casal que muito bem poderiam ser meus avós me fez enxergar que o que vale na vida são as experiências adquiridas com o passar dos anos. Hoje, na era digital, temos o mundo em nossas mãos e por isso, nos acomodamos e ao invés de nos aventurarmos no mundo, conhecendo novos lugares, novas culturas, partilhando nossa vida com as pessoas... ao invés disso, preferimos que o mundo venha até nós pelos meios de comunicação social.
      É bem mais cômodo é verdade, mas... eu aposto que nenhuma receita da internet seria tão saborosa quanto aquela aprendida pela vovó, passada de geração em geração. A vida é assim, existem aqueles que preferem a comodidade e se dão bem por isso, mas existem aqueles.... ah!existem aqueles... que vão à luta, aprendem, conquistam e vencem, e aí, quando já estão velhinhos ensinam de seu modo simples aos mais novos e quando eles sabem ouvir, aprendem que todos esses ensinamentos são caminhos que podemos tomar, ajudando-nos a errar menos e a viver mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário