quarta-feira, 31 de agosto de 2011

É preciso ouvir a voz de Cristo

Terceiro dia de Jornada. Dormir no chão nunca foi muito confortável, mas diante do cansaço da caminhada o chão começava a ser uma cama maravilhosa. Porém, mais um dia começava, era preciso agilidade para arrumar as coisas, tomar um café e se colocar a caminho para a catequese. O que eram essas catequeses? Toda manhã, das 10h até às 13h um bispo ministrava essa catequese, que era uma formação de aproximadamente uma hora, depois ouvíamos um testemunho de algum jovem e fechávamos esse momento com a celebração da Eucaristia.
Aquela foi minha primeira catequese na Jornada, quando chegamos na Igreja havia muitos brasileiros, portugueses e alguns africanos. O pregador daquela catequese foi Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e responsável pelo Setor Juventude no Brasil, e como foram úteis suas palavras. Sua grande preocupação foi mostrar que os jovens de hoje estão como que surdos para a voz de Jesus, uma vez que sua voz se misturou com tantas outras vozes.
E aprendi ali que não ouvir a voz de Jesus é não saber que rumo tomar. As muitas vozes do mundo têm escravizado nossa juventude impedindo-a de viver na liberdade e na verdade. Talvez você se pergunte: e que vozes são essas? E eu me lembro como se fosse agora Dom Eduardo dizendo com autoridade que as vozes do mundo atual são: o hedonismo, ou seja, a vivência do prazer pelo prazer, que tem ferido a sexualidade e afetividade de muitos jovens; o consumismo: que descarta o sentimento e gera a esperança de que amanhã terá algo melhor, e assim, vivemos numa sociedade do descartável, e um descartável que se aplica não só aos bens materiais, mas também às relações humanas; o subjetivismo: uma afirmação exagerada do EU que nega o OUTRO; e por fim, o relativismo: que cultiva em nossa mente o pensamento de que tudo é normal, nada é proibido.
Diante desse mundo, nós jovens somos chamados a fazermos escolhas, precisamos pensar em nosso futuro, dizia-nos o bispo que “os jovens por não terem perspectiva de futuro apostam todas as suas fichas no agora”, assim, é necessário e urgente haver um apaixonamento por Jesus e então, uma vez enraizado e firme Nele, pela fé, somos capazes de construir nosso projeto de vida.
O nosso projeto de vida precisa ser construído sobre algo concreto, não podemos apenas ouvir a voz do mundo que grita e pede que vivamos apenas do agora, temos um futuro e precisamos pensar nele. Precisamos fazer escolhas certas para não termos decepções demasiadas. Qual é nosso projeto de vida? Será que ele está se sustentando em algo sólido?
Encerro citando o ponto 60 do documento para a Evangelização da Juventude que diz: “O desafio para o jovem – assim como para todos que aceitam Jesus como caminho – é escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. O Jovem escuta a voz do Mestre de diferentes maneiras. A ação evangelizadora deve ajudá-lo a ter contato pessoal com Jesus Cristo nos evangelhos, por meio de sua mensagem, suas atitudes, sua maneira de tratar as pessoas, sua coragem profética e a coerência entre seu discurso e sua vida. Os Evangelhos assinalam com freqüência que Jesus rezava e passava horas e noites em oração diante do Pai. As celebrações e a oração são espaços importantes onde este encontro pessoal acontece e é aprofundado, no silêncio e na contemplação. O jovem encontra o Senhor na leitura dos evangelhos e na vida comunitária, na qual aprende a escutar a voz de Deus no meio das circunstâncias próprias de nosso tempo, vivenciando assim o mistério da Encarnação”

Nenhum comentário:

Postar um comentário