segunda-feira, 29 de agosto de 2011

'Eu vos chamo amigos'

(olá amigos (as)! Apartir de hoje você poderá conferir algumas reflexões e textos que escrevi durante a Jornada Mundial da Juventude em Madrid, espero que goste!)

Quando amamos os jovens eles retribuem com muito mais amor. Um dia antes de partir para Madrid, notei que havia algumas notificações numa das minhas contas de rede social. Ao conferir, meus olhos se encheram de lágrimas, fiquei emocionado por ver inúmeras orações que os jovens postaram pedindo a Deus que essa fosse uma viagem abençoada e que eu pudesse representá-los bem.
Às vezes é difícil para nós compreendermos o chamado divino. Sempre gostei muito de viajar, mas nunca pensei que um dia iria para tão longe. E ainda, ter essa responsabilidade de representar tantos jovens. Durante os dias que antecederam a viagem muitos diziam: estou feliz por você estar lá e por nos representar.
Hoje parando pra pensar, vejo que a Igreja carece de homens e mulheres que tenham a coragem de dar a vida pela juventude. Parafraseando Dom Bosco: os jovens mais do que serem entendido, precisam ser acolhidos e mais do que serem acolhidos, precisam ser amados.
Só é possível evangelizar se antes se aprende a amar. Por isso para que a evangelização de nossos jovens seja eficaz, não é preciso falar, e falar e falar de Jesus, mas sim é preciso ser Jesus para eles. Se queremos jovens mais perto de Deus é preciso sermos Cristo para eles. A isso eu chamaria “Pedagogia da Evangelização para os jovens”. No que consiste essa pedagogia? Em amar, em ser Cristo. E sobretudo, em ser amigo (a) das juventudes que passam pela nossa vida.
E ser amigo é estar junto, é conhecer... e então, no momento em que essa amizade estiver fortalecida, poderemos partilhar dificuldades da vida... e eis a porta para que iluminado (a) pelo Espírito Santo, fundamentado (a) na Sagrada Escritura e na Tradição, poderemos aconselhar, conduzir, e ajudar esse amigo, esse jovem que sofre.
O importante não é termos títulos como o de catequista, assessor, coordenador de grupo de jovem, se não formos amigos daqueles que Deus nos confia, nosso trabalho é em vão! E talvez por isso nessa jornada o Papa, em seus discursos, quando ia se dirigir aos jovens dizia: queridos jovens e amigos, ou então, por diversas vezes disse apenas: queridos amigos... ao ouvir essa palavra da boca do Santo Padre, nosso coração se enchia de orgulho e nos conduzia e nos convidava a uma maior experiência com Jesus, vivo e ressuscitado, afinal, não era qualquer um que nos falava de Jesus, nem mesmo era o PAPA, mas sim um amigo, que quer nosso bem e nos ensinava, falava-nos de quem era o verdadeiro caminho, verdade e vida.

Um comentário:

  1. Acredito muito no que diz, o jovem precisa se sentir amado para que assim possa reconhecer o grande amor de Deus e queira se aproximar Dele. Amar o jovem é a melhor forma de evangelizá-lo, posso dizer isso com muita certeza, pois algumas pessoas muito iluminadas foram anjos em minha vida, e me amaram muito, muito mesmo! E foi através desse amor que reconheci o quanto Deus me ama e o quanto Ele me quer feliz, me sinto privilegiada e ao mesmo tempo tenho o anseio de amar outras pessoas para que elas se sintam tão amadas quanto eu sou!

    Obrigada por ser meu anjo! Você é muito especial Robs!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir