terça-feira, 22 de março de 2011

A vida por um fio


          A Igreja tem se empenhado, embora sem muita repercussão, na divulgação de uma campanha permanente, a campanha consiste em lutar contra a violência e extermínio de jovens; muito interessante essa mobilização, mas hoje quero mostrar-lhes um outro lado da violência.
Geralmente quando ouvimos ou falamos contra a violência imaginamos logo algo que seja externo a nós, ou seja, alguém nos faz um mal ou vice-versa. Agora, o que fazer quando a violência é causada por nós e contra nós?
          Assustei-me ao saber que o suicídio é a segunda causa pela qual os adolescentes morrem; ainda hoje, esses dias na faculdade o assunto foi suicídio, e quando a palavra jovem foi citada aí então começou o alvoroço... Todos queriam falar da preocupação com os inúmeros jovens que ou concretizam o ato ou então tentam se suicidar. E por que essa atitude?
          Muitos jovens buscam essa alternativa não porque querem morrer, mas sim pelo fato que desejam mudar de vida ou colocar fim aos problemas. Não sei se estou errado em dizer, mas penso que se suicidar é um grande ato de violência, não apenas porque fere o corpo, mas sim pelo fato de que o coração já está ferido faz tempo por um sentimento de desvalorização ou por uma desilusão, dado às vezes pela perda de uma pessoa querida e frustrações.
 A morte não é a primeira alternativa de um jovem que está cheio de problemas, se ele chega ao ponto de querer morrer é porque nesse momento o seu ‘eu’ já não encontra mais espaço dentro de si para acumular dores e sofrimentos causados por más relações estabelecidas com sua família, amigos e consigo mesmo.
Essa violência (bem entendido que até hoje nunca vi esse termo violência para suicídio) está mais presente do que nunca em nosso meio; uma das maiores causas é a desilusão, e isso será tema do próximo post, mas enquanto isso, quero saber de você, o que você acha sobre o suicídio entre jovens? Já teve alguém que você conhece que tenha se suicidado ou tentado o suicídio? Você entende como violência para consigo mesmo o ato de se suicidar? Na sua opinião porque há esse desejo? Qual o maior motivo pelo qual as pessoas, sobretudo, os jovens suicidam-se? Deixe aqui seu comentário, ele será muito útil para a próxima postagem.
Deus o (a) bençõe!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post Robinho
    Fala bem sobre a realidade do jovem hj ; e o suicídio é apenas uma das consequências (ou saída para alguns)para resolver esses "probleminhas". E sim, já tive uma pessoa na minha família que se suicidou,e essa é uma das experiências que prefiro esquecer.
    Mas queria pedir ,não só aos jovens mais à todos, que não procurem esse caminho para solucionarem os seus problemas;mais sim,que procurem o caminho de Deus pois só ele pode te ajudar nos momentos mais difíceis da sua vida.

    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!!! :D

    ResponderExcluir