sábado, 13 de outubro de 2012

A Felicidade


Mal chegara o inverno e já podíamos sentir o frio fazendo com que nossos corpos ficassem gélidos. Em tempo assim muitas propostas são irrecusáveis como, por exemplo, um bom chocolate quente, um cappuccino,  e lógico, o tradicional filme com pipoca envolto a muitas cobertas e mantas.... Mas naquela manhã fria o sol acompanhado da forte cerração colocava diante daquele ser uma nova proposta para passar os dias frígidos do inverno que ainda não começara.
Como fazia todas as manhãs: costumava sair para caminhar, uma volta no bosque, um pique troteiro, ainda menino, jovem rapaz, queria manter a boa forma, estar com o coração alerta. Por mais que em sua cidade a tecnologia já ia avançada, nunca quis por própria vontade fazer muito uso dela, certa vez até ganhou um desses aparelhos que reproduzem músicas e tudo mais, porém, na primeira vez que colocou os fones no ouvido achou que eles pudessem prejudicar sua audição. Menino consciente sabia que aqueles fones não prejudicariam apenas seu físico, mas o impediria de ouvir a voz daqueles que o cercam e cotidianamente ensinam através de seus contos, histórias, gritos e gargalhadas.

Enquanto corria, o cansaço lhe apoderara, seu corpo já estava quente em dia tão frio, a neblina que encobria o caminho lhe fazia ter atenção, focando seu olhar ao longe avistou numa praça, não muito longe do bosque em que se encontrava, um banco. De imediato pensou em descansar um pouco.Reduzindo a velocidade, deixando o trote ser mais sereno, aproximou-se do banco, simples, feito à madeira e ferro, com um verniz na madeira e os ferros pintados em cor preta faziam com que aquele objeto combinasse com os cacos do mosaico que desenhava todo o chão daquela praça.

Enfim parou a corrida e se sentou no banco. Ali, esparramou-se por um momento tal qual criança ao chegar cansada do colégio que se esparrama no sofá da sala enquanto espera a mãe que traz à mão um prato de comida e um copo de refrigerante. Enquanto revigorava suas forças pode ver ao longe, mas não tão longe assim, um vulto: seria uma pessoa? Comprimiu os olhos, como se o ajudasse a focar sua visão, - Sim! Uma pessoa, pensou – percebeu que os passos daquele que se aproximava eram vagarosos, era um senhor idoso. 

Embora andasse devagar chegou com rapidez bem próximo ao banco. Um senhor já de idade um pouco avançada, cabelo grisalho, barba por fazer, bengala na mão e olhar profundo. Ele também fazia sua caminhada matinal. Por graça quis o destino unir os paradoxos para mais uma vez revelar suas verdades.

O tal senhor também avistara ao longe e sentira o desejo de sentar-se naquele banco. Chegou bem perto, bem calmo deu uma volta na bengala de forma que ficasse de costas para o banco, apertou a bengala e deixou que o peso de seu corpo caísse sobre as pernas sentando-se assim o vovô atleta.

 Mal acabara de sentar exclamou: - bom dia meu jovem!
- Bom dia! Respondeu o rapaz, que já logo emendou: fazendo caminhada? Ao passo que recebeu a resposta: - sim, recomendações de meu médico!- deixando transparecer um sorriso no canto da boca continuou: - velhos também se exercitam e precisam fazer isso; tenho uma tia, irmã de minha mãe que foi campeã, junto com meu tio, de forró lá no baile da terceira idade.
Surpreso o menino exclamou: - que maravilha! O que o senhor faz da vida?
- já trabalhei muito, hoje sou aposentado. Parou por um instante, sorriu e disse: quando era jovem, assim como você eu viva pegando fila para ir aos shows, apresentações de teatro, agora que fiquei velho continuo a pegar filas e mais filas, mas não são dos artistas preferidos, mas sim da previdência social. E hoje o que faço da vida é ser feliz.

A conversa caminhava bem, até que o “ser feliz” deixou inquieto o rapaz. Não se aguentando, perguntou: - o que é felicidade?... O senhor de cabelos grisalhos olhou para o horizonte viu a mãe com o marido e os filhos que caminhavam pela praça naquela manhã de domingo e disse: - Felicidade é aquilo que o tempo nos traz na medida em que aprendemos com tudo aquilo que já experienciamos na vida... é verdade que ser triste não é estar feliz, mas talvez haja na felicidade a tristeza, sendo necessário deixar correr uma lágrima de angústia para experimentar a suavidade de um sorriso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário