A grande pergunta no final desse ano de 2009 é: o que aprendemos nesse ano? Todo aprendizado provoca uma mudança. É assim na escola, é assim nas nossas relações com Deus e com o próximo.
Há uma música cantada por Elis Regina, “Como Nossos Pais”, na qual encontramos a seguinte afirmação: “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos ainda somos os mesmos...” A impressão que temos ao ler essa frase é que não conseguimos aprender com os momentos que vivenciamos, por mais que “quebremos a cara” nós continuamos a errar.
Entretanto, penso que nada aprendemos quando não estamos abertos ao novo, ou seja, o primeiro passo para o aprendizado é querer aprender, conhecer, isso significa estar aberto para o novo. Nós só aprendemos sobre algo que ainda não conhecemos, da mesma maneira que o novo nos causa medo ele existe para ser desbravado.
Talvez seja por isso que no fim da música “Como Nossos Pais” há uma frase assim: “Você que ama o passado e não vê que o novo sempre vem...” Não podemos nos prender ao passado, porque se assim agirmos não aprenderemos nunca. O novo ano está para chegar, vamos vivê-lo. Um novo ano se aproxima, mas e você, será um novo Jovem?
Desejo a você um ano novo repleto de realizações e felicidades!
Primeiro quero parabenizá-lo pelo blog: está a sua cara! E, por conseguinte, desejar um Ano Novo repleto de conquistas e mudanças na sua vida. Quanto a música citada da cantora Elis, tenho a pedir tão-somente uma coisa: que nossas vidas não sejam como as de nossos pais; antes, que nossas vidas sejam inovadas e renovadas sempre e, portanto, singulares. Chega de sermos genéticamente iguais e irreversíveis, dionisíacos dum hedonismo infindável.
ResponderExcluirUm ótimo Ômega e um feliz Alfa!
É com grande prazer e alegria que deixo esse comentário de incentivo à você, meu futuro amigo de seminário.
ResponderExcluirAcredite, você tem muito potencial, gostei muito dos 2 pequenos artigos que escreveu. Eu tenho certeza de que esses são os primeiros de muitos e num futuro certo você estará dando início a um pequeno livro com vários artigos escritos por você. Como se fosse aqueles pequenos livros de poesia.
Eu acredito que você está no caminho certo, escreva, continue escrevendo, pois você está plantando sementes ótimas que serão colhidas depois com muita maturidade, amor e alegria.
Forte abraço : Émerson Luiz