terça-feira, 20 de abril de 2010

Deus cuida de nós através de seus representantes.

Sei que é difícil consentir com o título acima, porém esse é um texto que publiquei na revista da comunidade católica de aliança e vida: Alpha e Ômega. Deixo as atuais discussões para o proximo artigo que será postado em breve.

________________________________________________________________

Dar-vos-ei Pastores segundo o meu coração

É antiga a visão de que Deus tem por cada um de nós um amor eterno, um amor que vai além de nossa aparência e nosso pecado, um amor misericordioso. É por conta desse amor que Ele não nos deixa desamparados.

Sempre me admiro com as passagens do Antigo Testamento,nas quais Deus se relacionava com seu povo e ainda mais no Novo testamento quando o próprio Deus vem até nós e nos mostra a maior prova de amor.

No livro do profeta Jeremias Deus diz ao povo: “Vos darei pastores conforme o meu coração, que vos apascentarão com conhecimento e prudência.” (Jer. 3, 15) Deus promete ao povo dar-lhes alguém que cuide por Ele, eis então a função do pastor, ser para o povo expressão do amor divino.

O desejo do Pai é que tenhamos sempre mais pastores segundo o seu coração de Pai e não de acordo com o coração dos homens, trazemos em nós interesses pessoais positivos e negativos, por isso, seria um perigo formarmos pastores segundo o nosso coração.

Todo o ensinamento bem como o aprendizado é um discipulado no qual mestre e discípulo conhecem, aprendem e experimentam juntos, o amor de Deus para com eles, e é isso que faz com que o mestre forme e eduque seu discípulo não alicerçado no seu próprio pensamento, mas naquilo que é o desejo do Pai. Por isso o formador deve ser dócil a voz do Espírito Santo, pois assim sempre cumprirá com a vontade de Deus.

Ser pastor implica ser possuído pelo amor de Deus e acreditar que o Pai lhe confia um rebanho e esse rebanho deve ser amado, respeitado e sobre tudo conduzido para uma libertação, para o encontro com o Criador. Neste ponto convido você, caro pastor, a refletirmos como tem conduzido suas ovelhas, o rebanho que o Senhor lhe confiou?

São questionamentos que mexem conosco, porém podem ser respondidos tranquilamente quando nós, pastores ou ovelhas, temos pelo Senhor um amor que preenche nosso vazio e nos conduz sempre mais à perfeição, à eternidade.

Talvez o questionamento que surge é, quem são os pastores? Na tentativa de responder-lhe diria que, os pastores hoje são todos aqueles e aquelas que estão a frente de um povo, são os padres, bispos, diáconos, religiosos e religiosas e tantos outros leigos e leigas consagrados ou não que tem por missão zelar por um povo, um rebanho que o Senhor os confiou.

Apresentado isso podemos prosseguir em nossa reflexão e para tanto quero recordar quando certa vez fui me despedir de uma jovem e ela me disse:

- Se cuida viu, os operários são poucos, mas os que são possuem um valor imenso!

O povo espera muito dos pastores e eis um grade perigo para eles, pois se não estiverem de acordo com o coração de Deus irão enganar o povo e fazê-los sofrer. Ao mesmo tempo que é um perigo é um convite para sempre mais estarem de acordo com o desejo do Pai.

Toda essa reflexão que possa ter parecido ilusória de mais pode e deve ser concretizada a partir do momento em que tivermos mais pastores conscientes desse amor de Deus para com eles e para com o povo, só assim o pastor será amante de Deus e nada mais importará senão cuidar do povo e amar a Deus.

Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros? Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus disse: Cuide dos meus cordeiros. Jesus perguntou de novo a Pedro: Simão, filho de João, você me ama? Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus disse: Tome conta das minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Disse a Jesus: Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo. Jesus disse: Cuide das minhas ovelhas” (João 21: 15 a 17)

E nós? Amamos o Senhor? Então cuidemos de suas ovelhas com toda nossa vida e coração.

Robinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário