quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Juventude massacrada!

”Basta que sejam jovens para que eu vos ame.", "Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens.", "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele", "Ganhai o coração dos jovens por meio do amor", "A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos."

(Dom Bosco)


No começo do ano, o Brasil todo se espantou e, por parte de alguns, até incentivou o toque de recolher para menores de 16 anos ou, como em algumas cidades, para menores de 18. Um absurdo a meu ver!

Em meados de outubro, o Brasil perdeu Evandro João da Silva, coordenador do grupo Afro Reagge, responsável por ajudar centenas de jovens a terem uma vida digna e responsável. Evandro foi assassinado a tiros na madrugada de 18/10/09; os assassinos fugiram, entretanto, os policiais que passavam pelo local o viram agonizar e, ao invés de ajudá-lo, levaram seu tênis e casaco.

Hoje (30/12/09), espantei-me ao ouvir no noticiário o ato cruel e irracional de um Policial Militar na cidade de Curitiba- PR; o suposto policial, após abordagem, agrediu o menor com socos e pontapés. De acordo com o noticiário, o Secretário afastou o agressor e um outro policial que viu tudo.

2009 foi um ano de tristeza para nós jovens; inúmeros adolescentes morreram nas mãos de pessoas ditas de responsabilidade. A Igreja, preocupada com essa onda de violência entre os jovens, lançou uma Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio da Juventude.

Fico a pensar: para educar é necessário bater, espancar, utilizar de atos tão violentos e desumanos? Penso que não, a Polícia possui um trabalho sério de prevenção e de educação para inúmeros adolescentes e crianças, seria ignorância minha generalizar atos tão cruéis e atribuí-los a toda corporação da PM; existe Polícia séria e comprometida com a comunidade e com o futuro de nossos jovens.

Por que não conseguimos ter olhos humanos para menores infratores? Por que, ao invés de ficarmos à procura de meios para culpar e prender em flagrante inúmeros adolescentes, não nos reunimos ou dirigimos nossa reflexão para uma solução, uma saída que eduque com amor os nossos jovens? Não é com violência que se aprende, mas com amor e paciência por parte de quem educa.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Adeus Jovem velho, Feliz Jovem Novo!

A grande pergunta no final desse ano de 2009 é: o que aprendemos nesse ano? Todo aprendizado provoca uma mudança. É assim na escola, é assim nas nossas relações com Deus e com o próximo.
Há uma música cantada por Elis Regina, “Como Nossos Pais”, na qual encontramos a seguinte afirmação: “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos ainda somos os mesmos...” A impressão que temos ao ler essa frase é que não conseguimos aprender com os momentos que vivenciamos, por mais que “quebremos a cara” nós continuamos a errar.
Entretanto, penso que nada aprendemos quando não estamos abertos ao novo, ou seja, o primeiro passo para o aprendizado é querer aprender, conhecer, isso significa estar aberto para o novo. Nós só aprendemos sobre algo que ainda não conhecemos, da mesma maneira que o novo nos causa medo ele existe para ser desbravado.
Talvez seja por isso que no fim da música “Como Nossos Pais” há uma frase assim: “Você que ama o passado e não vê que o novo sempre vem...” Não podemos nos prender ao passado, porque se assim agirmos não aprenderemos nunca. O novo ano está para chegar, vamos vivê-lo. Um novo ano se aproxima, mas e você, será um novo Jovem?
Desejo a você um ano novo repleto de realizações e felicidades!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Para pensar nesse Natal!

Olá galera, a Paz de Jesus e o amor de Maria Santíssima esteja com vocês!
Então é Natal. Essa afirmação ficou conhecida na voz da cantora Simone. Natal: esse tempo no qual sentimos um clima de saudade, alegria, choro, sorriso...enfim, Natal tempo de rever a vida e descobrir o que fizemos de bom para nós e para outros.
Quando se é jovem esse tempo é ainda mais vivo e, para nós juventude, esse tempo é de festa, reencontro, etc. Na maioria das vezes vivemos e festejamos o nascimento do menino Deus, mas nos esquecemos de qual o sentido verdadeiro desse acontecimento.
E assim, pergunto-lhe: qual o sentido do Natal em sua vida? A meu ver: Jesus, o Filho de Deus, se fez homem para que nós aprendamos o que é ser um humano feliz, ou seja, Jesus fez-se um de nós para nos libertar e mostrar para nós que é possível fazer na terra a vontade do céu e assim experimentar e viver um pouquinho do dele já aqui.
“Então é Natal e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez.” Nunca é tarde para recomeçar, não pare de recomeçar e não comece a parar, viva esse Natal como se ele fosse o primeiro, o único e o último de sua vida. Faça essa experiência e poste aqui qual foi o resultado. Jovem, desafio-lhe nesse Natal e final de ano, que você os viva como se fossem os primeiros de sua vida, como proposta: ame mais, compreenda mais, converse mais, dê valor às coisas simples, pois enquanto se espera grandes felicidades perdemos a chance de sermos felizes nos vários momentos que a vida nos proporciona.
Um Santo e Feliz Natal é o que desejo de todo meu coração a você!

Fraternal abraço
Robinho.